MEC e UnB lançam projeto para aperfeiçoar gestão e governança nos municípios

A Sala de Gestão e Governança da Educação Básica quer criar um processo de comunicação entre governo federal e município para melhorar educação


O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), colocou à disposição das prefeituras brasileiras a Sala de Gestão e Governança da Educação Básica – Brasil. De acordo com a pasta, o projeto visa compartilhar informações entre os gestores municipais e a SEB, permitindo um processo de comunicação mais rápido para colaborar com a melhoria da gestão e da governança na educação.


O projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica é uma parceria com o Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília (PILab/UnB) e não vai gerar custos para os municípios. O auxílio aos gestores das secretarias de educação virá por meio de um instrumento de gestão e governança chamado REAGBr, desenvolvido para traduzir informações de domínio dos gestores municipais e transformando-as em uma linguagem compartilhada que sirva para a gestão e governança de cada município.


A primeira etapa do projeto, segundo a SEB/MEC, será voltada para a construção de uma comunicação permanente entre a secretaria e a gestão municipal. Essa fase será realizada nos primeiros 3 mil municípios que aderirem à iniciativa.

O processo de implementação do projeto será feito a partir de manuais simples, disponibilizados para a execução das atividades. Esses manuais serão atualizados à medida em que as etapas evoluírem. Em caso de dúvida, a secretaria disponibilizou um FAQ.


A SEB/MEC afirma, ainda, que “o apoio à gestão e à governança e o estabelecimento de um processo de comunicação baseado em informações de boa qualidade e que possam rapidamente ser compartilhada é uma condição imprescindível para enfrentamento desse momento na educação básica brasileira.”


Seminário Até o dia 16 de abril, o MEC, por meio do Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília (PILab/UnB), vai realizar um seminário virtual para lançar o projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Fonte: Portal da Frente Nacional de Prefeitos, disponível no link:


0 visualização0 comentário