O PROJETO

A Sala de Situação da Educação Básica: Gestão e Governança é uma parceria entre a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e a Universidade de Brasília por meio do Laboratório de Inteligência Pública (PILab). O PILab tem como objetivo desenvolver e transferir instrumentos e tecnologias de gestão cujo intuito é contribuir com os gestores de todo o país, nos níveis municipal, estadual e federal para a melhoria da qualidade da entrega dos serviços públicos.  

Nesta parceria auxiliaremos os gestores das secretarias de educação por meio de um instrumento de gestão e governança denominado – REAGBr.  O REAGBr foi desenvolvido para traduzir informações de domínio dos gestores municipais transformando-as em uma linguagem compartilhada que sirva para a gestão e governança de cada município.  

Como se dá isso?  

Se dá por meio da tradução das informações contábeis, já de domínio de todos os gestores, para uma informação de custos. Esta informação mesmo que de modo intuitivo já é entendida por todos. Já é internalizada. Todos sabem quando algo custa mais caro ou mais barato.  

Assim, a informação baseada em custos permitirá a toda cadeia de serviço de Educação Básica se comprometer com a melhor alocação de recursos e a sua execução.  

Com isso, teremos uma unidade de medida para que os gestores possam se reconhecer e se apoiar por meio de um quadro das melhores práticas.  

As melhores práticas serão um norte para que possamos construir um ambiente positivo para a Educação Básica no Brasil. Sabemos que teremos aqueles municípios que precisarão de apoio rápido e eficiente para que possam superar os obstáculos momentâneos.  

Cada dia é valioso. Cada dia é importante. Cada estudante é imprescindível para o sucesso da educação básica brasileira, em especial neste momento, em que todo o país enfrenta consequências severas da Pandemia da COVID-19. 

Os gestores municipais de educação precisam ser vistos. Precisam de apoio rápido e sistemático.  

A Sala de Situação da Educação Básica: Gestão e Governança pretende ser o elo de uma parceria que se baseia na construção harmoniosa de relações Inter federativas fundamentadas na confiança mútua para a melhoria da qualidade das entregas para cada estudante do Ensino Básico no Brasil.