top of page

Secretaria Municipal realiza adesão ao projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica

O Seminário da Região Centro-oeste possibilita que os Secretários de Educação e a comunidade conheçam o Projeto Sala de Situação da Educação Básica.


A Sala de Gestão e Governança da Educação Básica é uma parceria entre a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e a Universidade de Brasília por meio do Laboratório de Inteligência Pública (PILab). O PILab tem como objetivo desenvolver e transferir instrumentos e tecnologias de gestão cujo intuito é contribuir com os gestores de todo o país, nos níveis municipal, estadual e federal para a melhoria da qualidade da entrega dos serviços públicos.

As mudanças na sociedade em decorrência da pandemia de Covid-19 também afetaram diretamente a educação como um todo e a educação básica de forma particular. Por isso, a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), colocou à disposição das prefeituras a Sala de Gestão e Governança da Educação Básica.

A ideia é que, a partir de um modelo estruturado de gestão e de governança, possa ajudar a comunicar e intervir na realidade, orientando o gestor na ponta e assim, melhorar sua decisão especialmente neste momento de pandemia no país.

A informação baseada em custos permitirá a toda cadeia de serviço de Educação Básica se comprometer com a melhor alocação de recursos e a sua execução. Com isso, teremos uma unidade de medida para que a gestão de Valparaíso de Goiás possa se reconhecer e se apoiar por meio de um quadro das melhores práticas.

As melhores práticas serão um norte para que possamos construir um ambiente positivo para a Educação Básica da Rede Municipal. Cada dia é valioso. Cada dia é importante. Cada estudante é imprescindível para o sucesso da educação básica brasileira, em especial neste momento, em que todo o país enfrenta consequências severas da Pandemia da COVID-19.

A Sala de Gestão e Governança representa o elo de uma parceria que se baseia na construção harmoniosa de relações interfederativas fundamentadas na confiança mútua para a melhoria da qualidade das entregas para cada estudante do Ensino Básico no Brasil e, consequentemente, do nosso município.

O processo de implementação do Projeto da Sala de Gestão e Governança da Educação Básica se dará por meio de capacitação a partir da prática já existente nas secretarias municipais. O acompanhamento e as capacitações serão executados pela equipe do Laboratório de Inteligência Pública. Serão ofertados manuais simples para a execução das atividades. A implementação será sempre acompanhada passo a passo pela equipe do Laboratório de Inteligência Pública em cada secretaria participante do Projeto. Todas as atividades acontecerão de forma remota.

O evento contou com a participação da Secretária de Educação, Rudilene Nobre e a Comunicação da SME, que presenciaram momentos importantes de debate que oportunizam a melhora do ensino para o município de Valparaíso de Goiás. Na ocasião o Ministro da Educação e o representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE elaboraram falas acerca do Projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil, com enfoque no contexto da Pandemia da COVID-19. Por fim, a abordagem contemplou a possibilidade de construção de parcerias para o fortalecimento da Sala de Situação da Educação Básica.

A Secretaria Municipal de Educação reforça os esforços em sempre captar novas informações e projetos que auxiliem no desenvolvimento global da educação do nosso Município. A Secretária Rudilene Nobre afirma que não medirá esforços para que estejamos sempre no topo das referências de uma educação de qualidade.


Fonte: Portal da Secretaria de Educação de Valparaíso de Goiás, disponível em


7 visualizações0 comentário
bottom of page